top of page

Cuidados com o Ouvido


Como Será | EXTRA: O TEMA É OUVIDO ÍNTEGRA | Globo Play

CUIDE DO SEU OUVIDO! ELE é um dos seus 5 sentidos, e é através dos sentidos que nos conectamos ao mundo!

Nessa entrevista tive a oportunidade de falar um pouquinho sobre os cuidados com os ouvidos.

Você sabe como funciona nossa audição?

O som captado pela orelha externa (pavilhão auricular e conduto auditivo externo) chega a membrana do tímpano, esta vibra e transmite a energia da vibração aos ossículos martelo, bigorna e estribo. Esta energia mecânica chega a cóclea e é transformada em energia elétrica que chegará ao nervo auditivo e que levará a informação até o cérebro.

Começamos a ouvir na barriga de nossas mães e estamos expostos a sons durante todo o tempo, é muito importante não nos expormos a sons altos, acima de 80 decibéis os sons já tem potencial de prejudicar nossa audição podendo causar perda auditiva. Hoje em dia muitos aparelhos já alertam para as faixas de volume que são nocivas a audição.

A pele do nosso ouvido é muito sensível, é ela que produz o cerume que é uma proteção para o ouvido, não devemos usar hastes flexíveis (os famosos “cotonetes”) e não devemos introduzir nada dentro dos ouvidos pois além de retirar a proteção podemos machucar os ouvidos.

Devemos secar os ouvidos com toalha ou papel após o banho apenas na região do pavilhão auditivo.

A dor de ouvido, a coceira (prurido nos ouvidos), a perda auditiva e o zumbido são sintomas que podem significar várias doenças ou condições que acometem nossos ouvidos, logo, se você apresentar alguma dessas queixas deve procurar um médico otorrinolaringologista.

Dia 03.03 é o dia mundial da audição, este dia serve para lembrarmos ao mundo todo a importância de cuidar dos ouvidos e que a melhor opção de garantir uma audição saudável é prevenir a perda de audição não se expondo a sons altos.


61 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page